Segunda-feira, dia dois de dezembro de 2024. Às 09h em ponto este texto é publicado no site Hugo Montaldi, marcando oficialmente a inauguração deste site, ou melhor, uma nova vida a este projeto.
Primeiramente, é melhor eu me apresentar, meu nome é Hugo Montaldi, sou formado em cinema e um apaixonado pela sétima arte. Nos últimos anos, porém, venho me aventurando no mundo jornalístico, e isso me despertou o interesse em ressuscitar este blog, que, podemos dizer, possui sua própria história.
A história deste blog surge em São Lourenço, Minas Gerais, no ano de 2014. Naquela época, eu estava no ensino médio e adorava ir ao cinema aos fins de semana. Em uma das sessões, assisti ao filme Espetacular Homem-Aranha 2 e, diferente dos meus amigos que haviam amado o filme, eu, por outro lado, havia detestado. Inconformado, fiz o que qualquer pessoa sensata nascida entre 1995 e 2005 faria:
Fui para a internet reclamar.
Como resultado, três anos depois, influenciado por esse ato, estava ingressando na faculdade de cinema.
Na época, o blog recebia uma média mensal de 1000 visitas, algo ínfimo nos padrões de hoje e até mesmo para a época, porém, o suficiente para massagear o ego de um aspirante a roteirista de cinema.
Em paralelo, mantinha um canal no YouTube onde falava sobre meus passatempos e descobertas, e me sentia muito bem com o pequeno alcance que tinha, até que um dia, na faculdade, colegas veteranos me convenceram de que, se eu quisesse ser levado a sério como um profissional do cinema, eu jamais poderia ter contato com a internet. Nada de vídeos para o YouTube ou mesmo um blog pessoal. Infelizmente, confiei na palavra deles e parei de produzir.
Nos anos seguintes, comecei a trabalhar como freelancer para produtoras de audiovisual, estive em produções e participei de alguns curtas que, inclusive, foram para festivais de cinema. Cheguei a fazer meu estágio de conclusão de curso na maior emissora de TV do país e estava certo de que aquele seria meu destino… mas 2020 chegou, e como todos sabem, não foi um ano particularmente bom.
Levado pelo tédio do isolamento e buscando forças para sobreviver como artista e comunicador, voltei para o lugar que fui anos antes aconselhado a não estar: a internet. Com um canal na Twitch, comecei a gravar programas de entrevista e bate-papo com meus amigos, que depois eram disponibilizados como podcast. Investi em redes sociais como TikTok e YouTube. Como resultado, comecei a receber oportunidades de cobrir eventos, de estar presente em cerimônias, entrar em locais que nunca me imaginei estar e conversar principalmente com diretores, atrizes e celebridades que tanto admirei. Enquanto isso, o canal no YouTube começou a crescer a passos lentos, mas de forma orgânica e gradativa, criando uma comunidade de pessoas que diariamente assistem aos meus vídeos falando sobre cinema. Mas uma coisa ainda estava faltando: a escrita.
Por mais que eu faça questão de roteirizar cada um de meus vídeos, existe uma diferença entre o texto e o vídeo. Ler as palavras escritas por alguém não torna o leitor um admirador ou mesmo um fã, mas sim um cúmplice da forma de pensar e interagir. A leitura é algo íntimo, imponente e acima de tudo, pessoal. As sensações evocadas pelas palavras lidas podem ser iguais às das palavras faladas, porém, devido ao processo e à imaginação, cada letra se torna muito mais forte e imersiva para o leitor. Saber disso significava que, em algum momento, eu precisaria voltar a escrever para o público, não simplesmente falar. E bem, este momento chegou.
Se você estiver lendo este texto no momento em que ele foi publicado, imagino que já seja por volta de 9h e 5 min. Então, vamos falar sobre algumas ideias que temos para este site.
A ideia deste site é ser um portal onde apaixonados por cinema e comunicação, como eu, possam encontrar notícias, ideias, críticas e informações sobre os principais lançamentos do cinema, valorizando desde os maiores blockbusters até os mais independentes e esquecidos filmes.
Além de expandir os horizontes iniciados no canal do YouTube para outras áreas correlacionadas, como televisão, música, comédia e afins, porém, mantendo o foco primário sempre no cinema.
Minha ideia como criador deste projeto é mantê-lo o mais independente possível, de modo a garantir maior imparcialidade e buscar o conteúdo que acredito ser importante para os fãs de cinema. Por isso, este projeto possui um Apoia-se; caso você goste do conteúdo que produzo, considere fazer parte, somente se quiser e puder.
Estou feliz por finalmente lançar esta nova fase do projeto, mas fico em dúvida se de fato é um novo projeto ou simplesmente uma volta às origens. O que você acha?
Obrigado pela leitura.
Ass.
Hugo Montaldi