The Moon- Sobrevivente
O filme sul-coreano de ficção científica The Moon-Sobrevivente narra de forma novelística os perigos da viagem espacial.
Em um futuro próximo, a Coreia do Sul decide investir em viagens espaciais, mesmo com um histórico de acidentes fatais. Agora, quando o primeiro sucesso estava para ocorrer, uma forte tempestade de raios solares causa um novo acidente no espaço, deixando um único tripulante vivo e preso na Lua. Desesperadas, as autoridades buscam a ajuda de um antigo cientista afastado do programa espacial, porém segredos do passado do sobrevivente com o cientista vêm à tona.
Análise Técnica e Crítica
Ficções científicas possuem uma certa liberdade que outros gêneros dificilmente conseguem explorar sem cair na caricatura: a habilidade de usar a realidade presente como pano de fundo para imaginar um futuro. The Moon-Sobrevivente entende isso. Os cenários, que aqui apostam na simplicidade de escritórios e ambientes de controle, ajudam a construir o realismo. Porém, é de notar que o foco mesmo do filme está em sua computação gráfica, onde parece estar o maior investimento do longa. As cenas espaciais e mesmo da Lua convencem o espectador. Todavia, por ser tão competente e ter um apreço pelo CGI, o filme acaba por exagerá-lo ao ponto de mais da metade ser peripécias visuais que, de fato, não ajudam ou acrescentam no mais importante: a história.
Falando de história, o filme aposta num estilo corrido. Informações cruciais, que ajudam a criar conexões com os personagens, são passadas de forma corrida, visto que a história está mais interessada em mostrar a qualidade técnica do que se pode fazer com a computação. É difícil para o espectador lembrar o que de fato acontece com cada personagem e suas motivações; afinal, nada aqui parece realmente importante.
As atuações parecem estranhas para quem está acostumado com cinema, mesmo o coreano, mas são perfeitas para quem já está acostumado com doramas. Inclusive, o filme parece justamente isso: um Dorama de ficção científica exibido nas salas de cinema. Mesmo as trilhas musicais parecem que foram pensadas para Doramas e não para cinema.
Conclusão
The Moon-Sobrevivente é um espetáculo visual que traz imersão na sala de cinema e é um entretenimento válido para o fim de semana. Porém, pode não ser uma boa pedida para quem não gosta e/ou não está familiarizado com Doramas.
Leia também Marcos Mion, Antonio Fagundes Entrevista de MMA Meu Melhor Amigo pre estreia