Santo Forte, clássico filme de Eduardo Coutinho, terá uma sessão especial no Rio de janeiro na próxima quarta-feira (11/12), às 15h30 no Estação Net Botafogo.
A exibição especial do Cine Cidadania exibe gratuitamente o documentário de Coutinho e após as 17h terá um debate com:
Nilza Valéria: Jornalista e integrante da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito.
Luiz Antônio Simas: Historiador e compositor.
Claudius Ceccon: Cartunista e diretor do Centro de Criação de Imagem Popular.
Sinopse do filme
O documentário revela a história de algumas pessoas, residentes na favela Vila Parque da Cidade e suas experiências de comunicação com o sobrenatural, sejam eles Umbandistas, Católicos ou Evangélicos. O diretor filma as pessoas em suas casas, mostrando sua intimidade. Além disso, capta a interação da equipe de filmagem com os entrevistados nas lentes, bem como mostra ao telespectador a relação dos entrevistados diante das câmeras com maior realismo. Entre uma missa campal celebrada pelo Papa no Aterro do Flamengo e, meses depois, a comemoração do Natal, o documentário filma a intimidade dos católicos, umbandistas e evangélicos de uma favela carioca.
Quem foi Eduardo Coutinho?- Fonte Wikipedia
Eduardo Coutinho foi um cineasta e jornalista brasileiro, assim considerado por muitos como o maior documentarista da história do cinema do Brasil. Sendo dua marca realizar filmes que privilegiavam as histórias de pessoas comuns. Sua obra-prima é Cabra Marcado para Morrer, que marcou sua carreira como o principal documentarista do Brasil. Entre outros trabalhos destacados de sua carreira estão os documentários Santo Forte, Edifício Master, Peões, Jogo de Cena, bem como As Canções. Em virtude de seu assassinato o cineasta entrou na lista da revista Veja (2014) de crimes que “chocaram” o Brasil.
