O longa-metragem “Quatro Meninas”, dirigido por Karen Suzane e com roteiro de Clara Ferrer, foi oficialmente selecionado para a Mostra Competitiva Nacional da edição comemorativa de 60 anos do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Essa é uma conquista significativa para a produção nacional, e o filme já está gerando grande expectativa. “Quatro Meninas” nos transporta para o Brasil de 1885 para contar a poderosa história de Tita, Lena, Francisca e Muanda, quatro jovens negras que, encarregadas de cuidar de estudantes brancas em um internato, sonham com a liberdade.
Festival Kinoforum transforma São Paulo na capital mundial do curta-metragem
Quando um romance perigoso ameaça a vida de Lena, a fuga se torna a única saída. O que elas não esperavam é que as sinhás, ao descobrirem o plano, exigiriam ir junto. Essa aliança inesperada as leva a um casarão abandonado, onde as estruturas de poder se desfazem, forçando brancas e negras a conviver e a enfrentar a realidade de seus privilégios e submissão. Nesse espaço de refúgio, as quatro protagonistas descobrem o amor, o poder de sonhar e a possibilidade de um futuro diferente, enquanto suas companheiras brancas são obrigadas a confrontar as próprias limitações.
Produzido por Marcello Ludwig Maia da República Pureza Filmes, em coprodução com a holandesa PRPL, Filtro Filmes, Telecine e Canal Brasil, “Quatro Meninas” já recebeu apoio internacional, sendo selecionado pela Fundação Hubert Bals para Desenvolvimento e Produção.
A estreia mundial acontece no dia 15 de setembro, às 21h, no Cine Brasília, com um debate com a diretora no dia 16. Como Karen Suzane ressalta, ter seu primeiro trabalho acolhido pelo festival é uma grande honra e aponta para um futuro onde diferentes vozes do cinema possam se fortalecer e celebrar juntas. Uma obra que promete emocionar, provocar reflexão e enriquecer o nosso cinema.
Ajude o projeto Hugo Montaldi Cinema continuar independente, conheça nosso apoia-se- HM Cinema na APOIA.se!