Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Por Que Livros de Negócios Encantam Sem Inovar

O Encanto dos Livros de Negócio Vai Além do Conhecimento

Livros de negócios são um subgênero literário distinto. Sua concepção básica é que se tratam de guias escritos por empresários para auxiliar outros empresários a solucionarem seus problemas e suas dúvidas, ao mesmo tempo que promovem o autor e sua empresa. Como estratégia de marketing, o autor se posiciona como aliado do concorrente, conquistando confiança enquanto reforça sua autoridade no tema que está promovendo.

David Ogilvy, em seu livro Confissões de um Publicitário, afirma que seus objetivos ao escrevê-lo foram: atrair novos clientes para sua agência de publicidade, condicionar o mercado quanto a uma oferta pública de ações e, por fim, tornar-se mais conhecido no mundo dos negócios. Porém, existe um terceiro elemento no subgênero que poucos percebem — ou, quando percebem, ignoram devido à simplicidade de sua premissa: a curiosidade.

Ao longo de sua existência, empresas se tornam lendas em seus segmentos, pela excelência de seus produtos ou pela forma como lidam com o mercado. Talvez o exemplo mais promissor nesse aspecto recente seja a Pixar.

Superman (2025) | Crítica

Quando Autoridade Encontra Empatia Empresarial

O estúdio de animação, que surgiu como uma divisão da Lucasfilm — empresa de George Lucas e responsável por Star Wars — viu-se independente quando Steve Jobs tornou-se dono da divisão, cujo objetivo era integrar computadores com a arte cinematográfica para criar filmes em 3D.

Desde sua criação, a Pixar ganhou mais de 20 Oscars e revolucionou o cinema com tecnologias inovadoras que redefiniram padrões da indústria cinematográfica. Isso gerou curiosidade não apenas sobre sua história, mas também sobre como a Pixar consegue produzir tantos sucessos. A resposta veio em forma de um livro de negócios.

Lançado em 2014, Criatividade S.A. foi escrito pelo PhD em Ciência da Computação e cofundador da empresa, Ed Catmull. Ao longo do livro, o autor intercala histórias de sucesso e fracasso que ajudaram a conceber o estúdio como ele é hoje, abordando sua relação com Steve Jobs e, principalmente, o que torna a Pixar especial — com ênfase no tratamento dado aos seus colaboradores.

Por que Star Wars Conquistou o Universo?

O Conforto do Óbvio e a Fantasia da Validação

Entre os ensinamentos apresentados, temos os clichês como: “em vez de resolver um problema grande, resolva vários pequenos”, “trace metas”, “aceite feedbacks”, etc. São ensinamentos válidos, presentes tanto na obra de Catmull quanto na de Ogilvy, além de em centenas de vídeos de coaches na internet.

A verdade é que, tirando as histórias de bastidores das empresas e reflexões dos autores, os livros de negócio não oferece, de fato, grandes novidades como leitura ou fonte de conhecimento. Os ensinamentos que antes poderiam ser vistos como inovadores hoje fazem parte do status quo do mundo dos negócios — talvez por isso esses livros façam tanto sucesso.

Aparentemente, as pessoas têm medo de mudanças radicais. Mas, mesmo assim, buscam transformações em suas vidas e empresas. Adquirir um livro reforça ao leitor a ideia de estar no rumo certo, validando suas crenças por meio de uma empresa admirada e bem-sucedida.

Aqueles que buscam soluções rápidas veem frequentemente o óbvio como a confirmação necessária, mesmo que relutantemente aceitem que, o caminho evidente é o mais adequado.

Apesar de serem clichês em muitos aspectos, os livros de negócio funcionam como entretenimento e despertam a atenção. Criatividade S.A. revela as dificuldades de um estúdio para se manter original após ser adquirido por uma grande corporação, os desafios de criar algo novo com uma tecnologia ainda inexistente e, principalmente, como — apesar da tecnologia — é a história que guia o processo. Por sua vez, Confissões de um Publicitário destaca transformações do mercado e funciona como registro histórico de como era a publicidade americana e no que ela se transformaria.

Conclusão

Em resumo, livros de negócio são interessantes como forma de entretenimento, mas falham, em sua maioria, quando o tema é trazer ensinamentos realmente novos. A grande diferença está na roupagem e na forma como o autor explora seus assuntos.

Caso tenha interesse, segue o link para adquirir os livros citados

Criatividade S.A.- https://amzn.to/4lQqph1

Confissões de um publicitário- https://amzn.to/4lX2Ovo

Hugo Montaldi

Compartilhe

Hugo Montaldi

Compartilhe

Deixe aqui seu comentário

Deixe aqui seu comentário

Posts Relacionados

O ENCONTRO DO MUNDO NERD COM O MUNDO AUDIOVISUAL

Hugo Montaldi Cinema-Copyright 2025©Todos os Direitos Reservados