Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MinC lança programa de preservação audiovisual e celebra o cinema LGBTQIA+ na 20ª CineOP

A 20ª edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece até 30 de junho, está sendo palco de importantes anúncios e celebrações culturais. O Ministério da Cultura (MinC) tem presença marcante no evento, com destaque para o lançamento do Programa de Preservação do Audiovisual Brasileiro e a valorização da diversidade no cinema nacional.

Na sexta-feira, 27 de junho, o MinC lançou oficialmente o Programa de Preservação do Audiovisual Brasileiro. A iniciativa visa estruturar uma política nacional voltada à preservação da memória audiovisual do país, criando a Rede Nacional de Arquivos Audiovisuais. Essa rede será responsável por propor um modelo de governança que integre instituições públicas e privadas dedicadas à preservação do patrimônio cultural audiovisual.

A proposta inclui a criação de um Conselho Consultivo de Memória, Patrimônio e Preservação Audiovisual, que atuará em diálogo com o Conselho Superior do Cinema (CSC). Esse conselho será responsável por decisões estratégicas e por indicar prioridades para a execução dos programas da Rede. A composição do grupo inclui representantes da Secretaria do Audiovisual do MinC, da Agência Nacional do Cinema (Ancine), da Cinemateca Brasileira, do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e da sociedade civil.

Durante a CineOP, também será apresentado um diagnóstico das visitas técnicas realizadas em cinematecas, museus da imagem e do som e outras instituições ligadas ao Sistema MinC. O objetivo é mapear as condições e necessidades desses espaços, fortalecendo a articulação entre os agentes do setor.

No sábado, 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o MinC celebrou a diversidade com o lançamento da 65ª edição da revista Filme Cultura, que traz como tema “Cinema Mais: o audiovisual LGBTQIA+”. A publicação homenageia a pluralidade de identidades e expressões da comunidade LGBTQIA+, reforçando o compromisso da política cultural com a inclusão e a representatividade.

A secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, representou o MinC no evento, acompanhada por diretores e coordenadores da Secretaria. As ações do Ministério na CineOP refletem um esforço contínuo para valorizar a memória, promover a diversidade e fortalecer políticas públicas para o setor audiovisual.

Com essas iniciativas, o MinC reafirma seu papel como articulador de políticas culturais que preservam o passado, celebram o presente e constroem um futuro mais plural e acessível para o audiovisual brasileiro.

Toda a programação é gratuita e pode ser consultada no site oficial:  www.cineop.com.br

Hugo Montaldi

Compartilhe

Hugo Montaldi

Compartilhe

Deixe aqui seu comentário

Deixe aqui seu comentário

Posts Relacionados

O ENCONTRO DO MUNDO NERD COM O MUNDO AUDIOVISUAL

Hugo Montaldi Cinema-Copyright 2025©Todos os Direitos Reservados