Novo longa de Marcia Paraiso estreia em 27 de novembro e celebra o protagonismo feminino diante das mudanças da vida
A diretora Marcia Paraiso lança seu terceiro longa-metragem de ficção, “Livros Restantes”, nos cinemas no dia 27 de novembro. A produção, que conta com uma equipe majoritariamente feminina, é uma coprodução Brasil-Portugal da Plural Filmes com a Filmógrafo, e distribuição da H2O Films.
Estrelado por Denise Fraga, Augusto Madeira e um elenco catarinense de peso, o filme acompanha Ana Catarina, uma mulher 50+, que vive em uma comunidade pesqueira em Florianópolis. Prestes a se mudar para Portugal, ela decide devolver cinco livros marcantes a quem os presenteou. Cada reencontro desperta memórias e reflexões sobre sua trajetória, revelando como a literatura pode ser um espelho da alma e um fio condutor entre passado e futuro.
Gravado entre o bairro da Barra da Lagoa (SC) e Aveiro (Portugal), o longa revisita temas como invisibilidade feminina na maturidade, recomeços e a força simbólica dos livros. “Queria muito falar sobre essa etapa, de quando nos tornamos invisíveis, mas a partir da mudança da personagem protagonista”, explica Marcia, que também assina o roteiro original.
Além de sua sensibilidade narrativa, o filme se destaca pela presença feminina nas funções técnicas: direção, fotografia, som, arte, produção e montagem. A frase “fale de sua aldeia e estará falando do mundo” sintetiza o espírito da obra.
“Livros Restantes” também teve apoio de editais brasileiros e passou por programas internacionais como o Mafiz (Festival de Málaga) e o Punto G – Ventana Sur (Argentina), voltados a projetos dirigidos por mulheres e pessoas não-binárias.