A Importância do Super Bowl no Entretenimento Global
Talvez um dos exercícios mais complexos ao discutir entretenimento seja entender a importância do Super Bowl. A final do campeonato nacional de futebol americano, que se autointitula como campeonato mundial, há mais de três décadas desempenha um papel significativo no entretenimento global, mesmo que de forma indireta.
Em 1993, Michael Jackson mudou os rumos do campeonato, transformando o show do intervalo em uma experiência visual que atrairia inúmeros artistas nos anos posteriores. As elaboradas performances ajudaram a familiarizar o público com o esporte, permitindo que assistissem às jogadas durante a pausa entre o segundo e o terceiro quarto.
O Impacto Econômico e Cultural do Evento
Com a popularidade em crescimento, não demorou para as marcas enxergarem no espetáculo esportivo musical uma oportunidade de criar hype para seus produtos. Talvez nenhum produto seja mais emblemático do que o cinema. Filmes como “Jurassic World”, “Missão Impossível”, “Superman” e “Thunderbolts” tiveram seus trailers e campanhas promocionais divulgados durante o evento. Além disso, atores famosos como Harrison Ford em um comercial de Jeep, ou Chris Hemsworth e Chris Pratt em um comercial da Ray-Ban com a Meta.
Este posicionamento do campeonato promove tanto o esporte quanto o estilo de vida americano. Se antes quem assistia à final eram apenas os fãs de esporte, hoje eles dividem espaço com aqueles que, atraídos pelos espetáculos de seus artistas, assistem ao evento de forma aleatória. As propagandas bombardeiam os espectadores enquanto esperam, enaltecendo a criatividade e o poder de consumo estadunidense
Conclusão
Observar o cenário atual da NFL e do Super Bowl é uma aula sobre o sistema de entretenimento dos EUA. Ele se maquia e se transforma para vender suas ideias e produtos. O sistema classifica automaticamente os filmes como produtos destinados a vender uma experiência, sem necessariamente trazer reflexão ou despertar uma veia artística. Assim sendo, espero que no próximo ano os Patriots estejam classificados para o Super Bowl.
Leia também- Nem Deus é tão Justo quanto Seus Jeans | Crítica