Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Hit Makers: O Livro que Explora a Ciência da Popularidade

O que torna algo viral? Como uma música de ninar escrita na Alemanha há mais de cem anos consegue, ainda hoje, fazer crianças dormirem? Como um filme despretensioso se torna um marco cultural? É exatamente isso que o livro “Hit Makers: Como Nascem as Tendências” tenta responder.

Publicado em 2018 por Derek Thompson, o livro circula constantemente na lista dos mais vendidos da Amazon. Ao longo de mais de 300 páginas, a obra traz reflexões e histórias de momentos-chave que ajudam o leitor a entender o que é um produto ou ideia viral e como as pessoas se relacionam com eles.

Se Meu Apartamento Falasse, o Filme que Expôs a “Puxação de Saco” em Hollywood

A Estrutura da Obra

Para guiar o leitor, os capítulos são divididos em duas partes: na primeira, Derek conta a história de um sucesso ou fracasso que, por algum motivo, se tornou viral. Em seguida, ele explora reflexões sobre os aprendizados obtidos ou expõe ideias colhidas por meio de entrevistas.

Essa divisão acaba deixando o livro maior do que deveria. Em certos momentos, a leitura torna-se cansativa, principalmente quando as histórias não são tão interessantes quanto a reflexão teórica em si. Isso acaba prejudicando uma obra que poderia ser uma “obra-prima” para quem busca entender como fazer seus produtos e ideias atingirem um público diverso.

Hit Makers vs. Contágio

O livro de Thompson acaba perdendo força quando comparado a outra obra do mesmo segmento: “Contágio: Como as Coisas Pegam”, do escritor e acadêmico Jonah Berger.

Diferente de Thompson, Berger tenta formular uma hipótese clara sobre o que torna algo viral, expondo estudos acadêmicos de forma simplificada e de fácil entendimento. Mesmo quando Berger conta uma história, ele se preocupa em usá-la como argumento para exemplificar sua teoria, o que acaba enriquecendo muito mais a obra.

Veredito: Mais Entretenimento que Manual

“Hit Makers” é uma leitura fascinante, não necessariamente pelos pontos de conclusão a que chega — até porque, em muitos momentos, ele não chega a lugar nenhum — mas sim como um ponto de partida para uma reflexão e um debate mais amplo.

O livro acaba sendo mais entretenimento do que um aprendizado técnico em si, o que de forma alguma é um demérito. Se você busca algo mais denso e teórico, talvez o encontre no livro “Contágio”. Porém, para quem quer curiosidades e uma leitura fluida sobre o mercado da atenção, Thompson entrega um bom material.


Caso queira conhecer mais os livros citados, seguem os links para adquiri-los na Amazon: [https://amzn.to/4rhiD2i] | [https://amzn.to/4t5HtEf]

Hugo Montaldi

Compartilhe

Hugo Montaldi

Compartilhe

Deixe aqui seu comentário

Deixe aqui seu comentário

Posts Relacionados

O ENCONTRO DO MUNDO NERD COM O MUNDO AUDIOVISUAL

Hugo Montaldi Cinema-Copyright 2026©Todos os Direitos Reservados