GTA VI e a Evolução dos Games: Quando a Realidade Supera a Ficção
No dia 6 de maio de 2025, a produtora de jogos Rockstar Games disponibilizou em seu site e canal do YouTube o trailer do aguardado GTA VI. O jogo, que vem sendo aguardado pela comunidade, chamou a atenção principalmente pelos gráficos apresentados no trailer, que pareciam ter saído de algum filme de grande orçamento em 3D.
Se no passado os jogos eletrônicos eram caracterizados por sua estética “quadriculada”, como os clássicos Super Mario e Sonic, hoje são parte de uma indústria que movimenta mais de 188 bilhões de dólares, como apontado em um artigo da Veja em 2014.
Mas qual seria o motivo de tanta repercussão dessa indústria? Para o criador de conteúdo e entusiasta do mundo dos videogames, Vinicius Miranda, o segredo está na diversidade e no fato de existirem inúmeras formas de jogos: desde jogos simples com uma boa história até jogos mais complexos que viram verdadeiros campeonatos. No entanto, o mais importante acaba sendo a diversão.
Filmes para o Dia dos Namorados: Para Casais e Solteiros!
Games no Cinema: Por Que a Magia dos Jogos Nem Sempre Chega às Telonas?
Um fator que chama a atenção é como os jogos estão cada vez mais parecidos com grandes filmes. Por outro lado, poucas adaptações de jogos para o cinema conseguem de fato se destacar. Mas por que isso acontece? Segundo Miranda, isso ocorre porque “Primeiro, e dificilmente em áreas com raras exceções, quem está envolvido na adaptação cinematográfica conhece de fato o material original… Muitas vezes quem está envolvido na produção não conhece a produção original. Aí só pesquisa uma coisa ou outra e, ao final, a chance de estar errada [a adaptação] é grande.”
Outro fator que ele aponta é a diferença entre o tempo de duração do filme e o do jogo. Se um jogo tem 30 horas, esse tempo precisa ser condensado em um filme de duas horas.
Videogames e cinema estão cada vez mais unidos, porém, proporcionam experiências diferentes. Se um consegue encantar com suas histórias, proporcionando uma experiência coletiva em uma sala escura, o outro permite que você, por algumas horas, se transforme no personagem e viva uma vida diferente da sua. Talvez num futuro, videogames e cinema se tornem cada vez mais unidos, mas é importante ressaltar que, nestas duas indústrias, o importante é a diversão.