Lançado nos anos 2000, Do Que as Mulheres Gostam é um filme de comédia romântica que apresenta Mel Gibson na pele de um publicitário que precisa aprender a viver em um mundo cada vez mais feminino.
A Jornada de Nick Marshall
Na história, acompanhamos o excêntrico e mulherengo Nick Marshall, um homem que tem sua vida mudada quando é desafiado por sua nova chefe a provar produtos femininos. Após um acidente, ele percebe que agora consegue ler a mente de todas as mulheres ao seu redor. Ele então decide usar esses poderes para subir na hierarquia da empresa onde trabalha, mas acaba descobrindo que o mundo das mulheres é mais desafiador do que aparenta.
Olhar para este filme atualmente é como olhar para a obviedade. Se hoje pautas progressistas fazem parte do cotidiano, nos anos 2000 ainda havia receio em tocar em algumas questões. Marshall, vivido por Mel Gibson, é o estereótipo do homem mulherengo: criado por mulheres sensuais e em uma vida devassa, cresce com a ideia de que o sexo oposto é nada mais que mero objeto. Não à toa, um dos seus primeiros choques ao adquirir seus poderes é descobrir que mulheres também sentem atração sexual e, ainda por cima, possuem sentimentos e ideias genuínas que não necessariamente giram em torno de um homem.
Filmes para o Dia dos Namorados: Para Casais e Solteiros!
O Impacto do Filme e Seus Desafios
Mas talvez o maior problema do filme seja como os conflitos são criados. Como a ideia é termos um personagem principal que lê a mente das mulheres, o filme coloca várias personagens femininas com diferentes aspectos de vida para que ele possa evoluir como pessoa à medida que vai entendendo o subconsciente delas. Porém, ao fazer isso, várias histórias paralelas são criadas e, apesar de serem encerradas com maestria, não deixam espaço suficiente para criar uma solução satisfatória para a vida do protagonista.
Conclusão
Apesar de tudo, é inegável que Do Que as Mulheres Gostam se tornou um clássico. Mesmo com seus problemas e sua abordagem datada, o filme consegue divertir até hoje. As cenas exageradas e como o protagonista adquiriu seus poderes certamente são algumas das mais emblemáticas do cinema contemporâneo. É um filme que continua divertido, mesmo que genérico para os tempos atuais.