Quando falamos de franquias televisivas, talvez uma das mais emblemáticas seja CSI. A série, que se iniciou nos anos 2000, acompanhava um grupo de técnicos forenses do departamento de polícia de Las Vegas investigando cenas de crimes e ajudando a polícia a encontrar criminosos. Ao longo dos anos, spin-offs, livros, videogames e filmes para televisão expandiram o universo da série. Agora, sob produção da Jerry Bruckheimer Television, os fãs poderão avançar em um novo capítulo da saga, desta vez, na vida real.
“CSI Miami Casos Reais” é o novo spin-off da franquia e promete em cada um dos episódios apresentar casos de homicídios que chocaram a cidade de Miami, mostrar o lado das vítimas e, principalmente, como os policiais da realidade são tão heroicos e competentes quanto os da ficção.
Família de Aluguel: Brendan Fraser Explora a Solidão em Um Filme Reflexivo e Encantador
Formato e Empatia
Para isto, os episódios seguem o modelo adaptado da série original:
Utilizam notícias e imagens de arquivo dos casos da época em Contraponto com entrevistas dramatizadas de policiais e técnicos que trabalharam em cada um dos casos. Para trazer mais dramaticidade fazem reconstruções com atores dos acontecimentos e das hipóteses dos policiais. Estas escolhas acabam causando maior apreço às vítimas, devido ao efeito empático que a série produz.
O Dilema Ético do True Crime
“CSI Miami Casos Reais” é um exemplo de como uma franquia pode se reinventar, mesmo já tendo ocorrido várias reinvenções no mesmo selo.
Porém, cabe uma reflexão aqui, principalmente devido aos limites éticos que a série acaba por lidar. Enquanto a versão original do show apresentava histórias fantasiosas, aqui, por se tratar da realidade, podemos questionar a necessidade do espetáculo. Mesmo com os criminosos sendo tratados como tal, também vemos as vítimas sofrerem pela perda de seus entes queridos. Então, até que ponto explorar a dor e a morte é interessante para gerar audiência?
“CSI Miami Casos Reais” está disponível no serviço de streaming Adrenalina Pura+.
