Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Por que Star Wars Conquistou o Universo?

Introdução

Para muitos, a história do cinema pode ser dividida em antes e depois do lançamento de Star Wars. O filme original, lançado por George Lucas em 1977, foi fundamental para criar a indústria de filmes de grande orçamento que temos hoje.

A Revolução de Star Wars na Indústria Cinematográfica

Custando pouco mais de 11 milhões de dólares, o filme arrecadou mais de 700 milhões de dólares em bilheteria e alguns bilhões adicionais em produtos licenciados, algo que pouco existia na indústria cinematográfica. Além disso, o primeiro filme de Star Wars, Uma Nova Esperança, foi um grande sucesso de crítica, conquistando 7 Oscars e uma indicação a Melhor Filme, consolidando ainda mais seu impacto. Como destaca o curador da mostra George Lucas, Guilherme Salomão:

“Star Wars não foi só um filme, foi, na verdade, uma revolução, porque ensinou um novo modelo de como se ganha dinheiro com cinema… Star Wars ensinou isso para os estúdios. Lucas, na época, negociou com a Fox, diminuiu seu salário de diretor em troca dos direitos de licenciamento e merchandising, e foi assim que ele fez sua fortuna. Hoje isso é impensável, pois o próprio estúdio já cria o filme pensando nisso.”

Em um artigo publicado no jornal O Globo em 2015, uma pesquisa da Statistic Brain afirma que a franquia já havia arrecadado, com os filmes, US$ 27 bilhões. Desse valor, 12 bilhões representavam somente os produtos licenciados. Esses produtos ajudam a vender a ideia de pertencimento à marca, permitindo que os fãs criem um estilo de vida em torno da franquia, algo destacado pela Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL):

“Trabalhar um estilo de vida a partir da franquia é um dos desejos da Disney nos últimos anos. Lançamentos de roupas, acessórios e itens para casa, por exemplo, são algumas das estratégias. A oferta de novos eventos e lugares temáticos é outra. Tudo para que a marca esteja sempre presente no dia a dia, seja em uma estampa na camiseta de algum fã ou em um chaveiro no molho de chaves.”

Mas o que Star Wars tem de tão especial para atrair tantas pessoas para esse estilo de vida criado em torno do filme?

Filmes na TV: RESISTE ou Morreu? A Batalha Contra O Streaming!

O Segredo do Sucesso e a Influência Duradoura de Star Wars

Segundo Salomão, a genialidade de George Lucas, aproveitando o momento político dos EUA, criou uma história que transportou espectadores para outro universo. Para isso, precisou criar um estúdio de efeitos especiais inovador. Enquanto a política vivia no pessimismo, Star Wars trouxe uma abordagem com uma iconografia e um visual diferenciados, além de uma história que tocava em valores como família, amizade e dilemas do bem e do mal—tudo feito de uma forma simples para que uma criança de 12 anos pudesse entender.

A simplicidade da história, somada ao visual marcante, permitiu que as gerações que assistiram ao filme na infância desenvolvessem apreço e carinho suficientes pelos personagens, decidindo transmitir os valores e o legado da franquia para seus filhos. A continuidade da saga foi garantida mesmo sem filmes em exibição, impulsionada pelo apreço dos fãs que transmitiram seu legado, conforme especialista em cultura pop na revista Época em 2015.

Star Wars marcou gerações ao ponto de se tornar referência até mesmo em outras franquias. Por exemplo, Toy Story, em seu segundo filme lançado em 1999, recria a batalha de Luke Skywalker com Darth Vader sob a ótica do brinquedo Buzz Lightyear e do imperador do mal Zurg. A franquia também abriu caminho para outras marcas explorarem conceitos semelhantes, como a série Battlestar Galactica.

Desafios Atuais e o Futuro da Força

Apesar do legado sólido, isso não significa que a galáxia muito distante esteja livre de desafios. Em 2012, a Disney comprou a marca e, buscando revitalizá-la, produziu inúmeras séries e filmes. Para isso, a empresa do Mickey começou a lançar anualmente filmes e produções que alternavam entre séries principais e eventos contínuos, como a série animada Star Wars Rebels e os filmes Solo e Rogue One. No entanto, isso gerou uma saturação de conteúdo e incomodou vários fãs devido à qualidade inconsistente de algumas produções. Isso levou o CEO Bob Iger a anunciar, em uma conferência em 2023, mudanças significativas na franquia, visando maior qualidade—mesmo que, para isso, precisem seguir um ritmo mais lento.

A Saga Continua: Entre o Legado e o Desconhecido

Atualmente, Star Wars continua sendo uma das marcas mais conhecidas e lucrativas da indústria do cinema. Porém, precisamos notar que, se antes a saga de George Lucas era soberana, hoje ela é mais uma em um mercado que ela ajudou a consolidar. Por isso, é difícil entender ou mesmo prever os rumos que a franquia irá enfrentar nos próximos anos, podendo até ser discutido se a marca continuará a crescer ou irá enfrentar uma estagnação. Contudo, assim como a Força, a franquia parece ter vida própria—seja na nostalgia de quem acompanhou desde o início ou na empolgação de novos admiradores. Afinal, em uma galáxia muito, muito distante, a saga nunca deixa de surpreender.

Fontes

Hugo Montaldi

Compartilhe

Hugo Montaldi

Compartilhe

Deixe aqui seu comentário

Deixe aqui seu comentário

Posts Relacionados

O ENCONTRO DO MUNDO NERD COM O MUNDO AUDIOVISUAL

Hugo Montaldi Cinema-Copyright 2025©Todos os Direitos Reservados