Realizador de “Sargento Getúlio” (1983), longa-metragem estrelado por Lima Duarte que venceu o prêmio de melhor direção no prestigioso Festival de Locarno, na Suíça, Hermano Penna recebe homenagem na 14ª Mostra Ecofalante de Cinema, que acontece de 28 de maio a 11 de junho, em São Paulo.
Leia também- Saneamento Básico, o filme e Ilha das flores voltam ao cinema
Considerado um clássico da cinematografia brasileira, “Sargento Getúlio” acompanha seu protagonista, encarregado de levar um preso político do sul da Bahia até Sergipe. No meio do caminho, no entanto, ele recebe ordens para soltar o prisioneiro, mas decide cumprir sua missão a qualquer custo, perdendo a sanidade mental no trajeto. Além do prêmio de melhor ator para Lima Duarte, no Festival de Gramado a obra conquistou os prêmios de melhor filme e o prêmio da crítica
A homenagem prevê ainda títulos documentais, de forte presença na filmografia do cineasta. Entre eles, “A Mulher no Cangaço” (1976), com raros depoimentos de mulheres cangaceiras; “Folias do Divino” (1974), que reconstitui uma Festa do Divino em sua inteireza original e conta com narração de Paulo César Pereio; e “CPI do Índio” (1980), um registro da a histórica Comissão Parlamentar de Inquérito, realizada pela Câmara dos Deputados em 1968 para investigar a situação dos povos indígenas brasileiros.